Razões

Razões da fundação

Sendo a maçonaria universal e não regional, caracterizando nessa afirmação em ambos os sentidos, espiritual e material, uma das razões para a manifestação da expansibilidade das Lojas, razão essa, adotada em 1978 pelo Serenissímo Grão Mestre Ir.’. Erwin Seignemartin, desdobrada até os dias de hoje pelos Grão Mestres que o sucederam.

Estamos no inicio do mês de março de 1978, quando o Serenissímo Grão Mestre  Ir.’. Erwin Seignemartin, em seu gabinete, elaborou o projeto de fundação de mais Lojas da jurisdição da Grande Loja do Estado de São Paulo, expondo o seu ponto de vista , favorável a criação de novas Oficinas, não indiscriminadamente, é obvio, mas com prudência, critério e atendendo peculiaridades dos Orientes que deveriam receber novas Lojas.

Preocupado com a Baixada Santista, onde a Grande Loja, contava com apenas oito Loja, sentiu o Ir.’.  Erwin Segnemartin, que em nossa região, justificava-se a existência de mais Oficinas maçônicas. Hoje são 31 as Lojas da jurisdição da Grande Loja, na Baixada Santista, afirmando o acerto da medida adotada pelo Grão Mestre, que anteviu o sucesso do seu ideal.

Convoca ao seu gabinete, o então Delegado da Baixada Santista  o Ir.’.  Pedro Alba, da Loja União Santista nº 105,  o Ir.’.  Mario Diegues, membro do Conselho do Grão Mestrado e  obreiro da Loja Duque de Caxias nº 70,  e  o  Ir.’.  Manoel Vasques Rios, membro da Comissão de Assuntos Gerais da GLESP  e  obreiro da Loja XV de Novembro nº 38.

Nomeava por ato interno, para essa incumbência, o Ir.’. Manoel Vasques Rios, assessorado pelo Ir.’.  Mario Diegues, e com a supervisão do Ir.’. Pedro Alba.

Aos vinte e oito dias do mês de março de 1978, com a presença dos seguintes IIr .’.  : Mario Rodrigues Silva Junior, Benedito Gonçalves Ramos, Paulo de Freitas, Eduardo Antunes Rodrigues, Nilo Mestre Vega, Jose Cardoso de Vasconcelos, Pedro Alba e Felipe Antunes da  Loja  União  Santista nº 105; Jose Jorge e Nelson Ferreira Apoliano da  Loja Coluna Santista nº 171 ; Mario Diegues, Henrique Martins , Jose Tadeu Seguin e Américo Esteves da  Loja Duque de Caxias nº 70; Eron Blum, Luiz Carlos Ferreira Lima , Jose Antonio dos Santos e Manoel Vasques Rios da Loja XV de Novembro nº 38  e  o Ir.’. Wilton Januário de Crescenzo quitado  da  Loja XV de Novembro nº 38,  no total  de dezenove IIr.’. ,  foi  pelo  Ir.’.   Manoel Vasques Rios,  delineada as linhas mestra da fundação da nova Loja no Oriente da Baixada Santista.

O dia escolhido para a fundação, foi 03 de abril de 1978, devendo contar com a presença de todos os  IIr.’.  acima mencionados que seriam considerados fundadores.